Blog

Dicas para manter uma casa segura para idosos

Segundo dados do IBGE, em 20 anos o número de idosos deve superar o número de crianças no Brasil. E é muito comum encontrar famílias onde os idosos estão presentes como moradores da casa.

Por isso, é importante assegurar de que o ambiente também esteja seguro para pessoas dessa faixa etária. Prevenção é a palavra-chave! Com o processo de envelhecimento, algumas partes e detalhes da casa podem se tornar ameaças para pessoas idosas. Por isso, separamos algumas dicas para você criar um ambiente seguro na sua casa!

  1. Iluminação adequada

Um ambiente onde a presença de idosos é frequente, sem dúvidas precisa apresentar uma iluminação adequada para ambientes diferentes. Principalmente em áreas de grande circulação. O quarto, por exemplo, deve ter iluminação adequada e possibilitar a ida do idoso ao banheiro durante a noite.

  1. Altura da cama

A cama deve ter uma altura adequada, preferencialmente mais baixa, para facilitar que o idoso consiga apoiar os dois pés no chão tanto ao sentar quanto ao se levantar.

De acordo com ortopedistas, essa altura depende do idoso, mas de maneira geral deve variar entre 45 a 65cm. Ainda se falando sobre cama, outro aspecto importante é a firmeza do colchão, onde deve ser levado em conta a facilidade de se sentar, se deitar e se levantar. Dessa forma, o mais indicado é o modelo mais firme.

  1. Remover obstáculos

Outro fator importante para preservarmos a segurança dos idosos é criar um ambiente organizado, deixando tudo em seu devido lugar e mantendo o ambiente mais simples possível.

Isso é importante para evitar que objetos como fios, brinquedos ou mesinhas de centro possam servir como obstáculos, causando quedas inesperadas.

  1. Evite o uso de tapetes

Em ambientes amplos, o ideal é evitar o uso de tapetes, pois eles trazem um risco de queda, e quanto maior a idade, pior é esse risco. Portanto, caso seja indispensável o uso de tapete, opte por uma opção antiderrapante.

  1. Móveis fixos

Todos os móveis da casa devem estar firmes e bem fixados ao chão, para caso o idoso precise se apoiar a eles.

  1. Cantos arredondados

Assim como em casas com crianças, idosos também podem se machucar em móveis com cantos pontiagudos. Por isso, opte por mesas e móveis com cantos arredondados, evitando lesões por atrito.

Mesmo com todos os cuidados, ainda é possível que ocorram acidentes domésticos. Mas o ideal é fazer de tudo para que todos se sintam seguros em casa! 

Se você gostou das dicas, acompanhe a gente nas redes sociais e veja mais conteúdos como este.

Compartilhe

Aviso!

Estamos atualizando a nossa plataforma para trazer novas funcionalidades e deixar a sua experiência conosco ainda melhor. Retornamos em breve!

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Seja um corretor parceiro