Atualmente a fotografia é um dos fatores mais importantes na venda de um produto, e no mercado imobiliário não é diferente. Mas engana-se quem acha que para produzir ótimas imagens uma câmera fotográfica é necessária. Você consegue resultados extraordinários com o seu aparelho celular.
Quer saber como? Leia essas dicas que separamos para vocês:
1 – Fotografe todos os ângulos
Quando estiver anunciando imóvel, imagine-se no lugar do comprador. O que você gostaria de ver? Provavelmente o máximo possível sobre o lugar: todos os cômodos, inclusive garagem e fachada. Tenha isso em mente e deixe a preguiça de lado.
2 – Cuidado com a luminosidade
A luz é um dos fatores mais importantes para uma fotografia de qualidade, por isso preste atenção em alguns detalhes. Prefira sempre a luz natural para fotografar, mas há horas do dia em que ela é ainda mais favorável. Pela manhã, por exemplo, você consegue a luz mais pura e plástica. Na parte da tarde o sol pode deixar a imagem muito chapada, dura.
Já à tarde o pôr do sol pode ser bonito, mas pode reservar algumas surpresas desagradáveis, como um sombreamento que não é legal nesses casos. Evite tirar fotos à noite porque a luz artificial demanda mais cuidados.
Também evite tirar fotos de encontro a luz para que o objeto em questão não fique escuro. Lembre-se que o objetivo aqui é encantar o futuro comprador, fazendo-o ter vontade de conhecer o imóvel pessoalmente.
3 – Faça fotos diferenciadas
Lógico que você vai fotografar todos os cômodos, mas não precisa ficar preso a isso. Use a criatividade para agregar valor ao seu material. Ao anunciar um imóvel, mostre a vista da janela, por exemplo, detalhes de acabamentos (como os em gesso ou mármore), armários ou qualquer outro diferencial do lugar.
4 – Organize o local
Se o imóvel estiver mobiliado ou com moradores, não fotografe bagunça. Aqui vale arrumar o local, até fazer uma limpeza básica se for necessário para mostrar que não só o local está pronto para o cliente viver, mas fazê-lo se imaginar já morando lá.
Confira se as cadeiras da mesa de jantar estão alinhadas, por exemplo, e se não há qualquer tipo de sujeira ou interferência visual. As camas devem estar bem forradas, cestas sujas ou toalhas usadas devem ser retiradas dos banheiros. Louça na pia nem pensar – nem material de pintura se a casa estiver sendo reformada. Ninguém pensa em se mudar para uma casa em obra.
5 – Faça uma sequência lógica
Imagine que o interessado está conhecendo a casa, por onde você o levaria? Então quando estiver anunciando o imóvel, publique as fotos nessa sequência. Comece pela parte mais nobre ou interessante – comece a vender o imóvel já na primeira foto.
6 – Fique atento aos detalhes
Não deixe aparecer elementos limitadores nas suas fotos, como batentes ou a linha do teto. Experimente o ângulo, mude o foco do olhar – e então mude o da câmera.
7 – Cuidado com as sombras
Evite fotos escuras e com muitas sombras. É o que acontece, por exemplo, quando se faz uma foto de frente para a janela. Muito provavelmente a imagem perderá nitidez e ficará escura, mesmo nos dias nublados.
8 – Não economize
Não economize nas fotos, tenha bastante material para ter também mais opção de escolha. É melhor ter várias fotos do mesmo lugar para escolher as melhores do que uma única foto ruim.
9 – Não tenha pressa
Lembre-se que ao anunciar imóvel as fotografias serão o primeiro contato do seu cliente em potencial com o imóvel. Então tenha paciência ao produzir e depois aos escolher as melhores fotos. Se ficar na dúvida, peça a alguém para ajudá-lo a escolher – e coloque o máximo de fotos que o site permitir.
10 – Use aplicativos de edição
Os aplicativos de edição de fotografia podem ser bastante úteis para corretores. Com eles é possível melhorar as cores, ajustar luminosidade e sombra, mudar o tamanho, cortar a imagem e até incluir marca d’água na fotografia.