Inteligência artificial: este é o grande assunto do momento no mercado imobiliário. Embora o tema não seja novo (afinal de contas, desde os primórdios do desenvolvimento das máquinas já estamos falando em inteligência articial), ele ganhou um novo impulso recentemente. Mas, afinal, por que este assunto está tão em evidência? Simples! Graças ao hype em torno do ChatGPT, um impressionante chatbot que tem a capacidade de dar respostas completas para questões muitas vezes complexas.
Desde que foi lançado, o Chat GPT tem gerado discussões sobre como pode gerar uma revolução em diversos setores – e no mercado imobiliário, claro, isso não seria diferente. Em menos de dois meses após o seu lançamento, corretores de imóveis dos Estados Unidos declararam “não imaginamos como trabalhar sem o Chat GPT agora”, conforme mostrou uma matéria da CNN.
As aplicações do Chat GPT (e da inteligência artificial, em geral) no mercado imobiliário podem ser as mais diversas, como redigir textos para anúncios, entender qual o zoneamento e as regras de construção de determinada região, esclarecer como obter financiamento imobiliário e os passos para registrar um imóvel, saber qual o histórico de preços dos imóveis de determinada região, dentre diversas outras tarefas operacionais hoje executadas por humanos.
Como se trata de inteligência artificial que usa a própria informação para se retroalimentar e segue constantemente “aprendendo”, obviamente que nem toda informação fornecida é confiável, além de que determinados locais poderão ter respostas mais precisas e outros menos, mas a tendência é que continue evoluindo.
Diante de tamanha revolução, a pergunta que fica é: qual o futuro dos profissionais humanos neste mercado em constante evolução? Será que a inteligência artificial vai acabar com a profissão de corretor(a) de imóveis?
Bom, fui perguntar isso à própria inteligência artificial através do ChatGPT. Compartilho com vocês a resposta.
Como você pôde perceber, a própria inteligência artificial reconhece a importância do profissional corretor de imóveis e assume que há tarefas que somente um humano pode desempenhar.
Portanto, em vez de ficar com medo da tecnologia, sugiro humildemente que passe a enxergá-la como uma grande aliada para poupar o seu tempo em questões operacionais e use-a a seu favor de modo que tenha mais tempo para aquilo que só você consegue fazer de melhor.
———–
Fonte: Conecta Imobi