Amanhã é o Dia das Mulheres, e é uma ótima data para dar uma atenção reforçada na saúde feminina. Quando o assunto é a saúde da mulher, as preocupações mais comuns são relacionadas aos check-ups com ginecologistas, ou também sobre a saúde cardiológica.
Mas dar a devida atenção às necessidades da sua saúde significa estar mais vigilante com a saúde e identificar hábitos não saudáveis que podem trazer malefícios, e isso vai muito além da saúde ginecológica e cardíaca. Que tal aproveitar o Dia Internacional da Mulher para dar mais atenção para a sua saúde física, mental e psicológica? Confira 5 dicas para começar!
- Que tal trazer mais cores para o seu prato?
De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros está acima do peso. E o crescimento da obesidade também pode colaborar para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. Então um ótimo primeiro passo para buscar uma vida mais saudável é mudar a alimentação! Inclua mais verduras, legumes e frutas no prato, troque os alimentos feitos com farinha branca pelos integrais e intercale o consumo de frango, carne vermelha, peixe e ovos. É ideal também fugir dos alimentos industrializados e enlatados e diminuir o consumo de doces e fracionar as refeições (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar).
- Se exercite mais!
Inclua na sua rotina uma atividade física. Não precisa de muito tempo! A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividade física leve ou moderada por semana. Ou seja, 30 minutos de algum tipo de exercício, cinco vezes por semana, já são suficientes para deixar de ser sedentário. A modalidade esportiva pode ser caminhada, bicicleta, dança, não importa! O fundamental é se movimentar com regularidade.
- Busque dormir melhor
Segundo a Associação Brasileira do Sono, 36% dos brasileiros sofrem com insônia. Os motivos são variados, mas a maioria está ligada ao estresse, ansiedade e trabalho. Uma boa forma de ter uma melhor qualidade de sono é ficar longe de aparelhos celulares, computadores ou TV antes de dormir, além de fazer refeições mais leves à noite.
- Realize exames de rotina!
Consulte o seu ginecologista com frequência (ao menos uma vez por ano) e realize os exames solicitados! Os exames para rastreio do câncer de colo de útero são indicados a partir de 25 anos para mulheres com vida sexual ativa, sendo necessário fazê-los uma vez por ano. Já a mamografia anual é indicada preventivamente para o rastreamento de câncer de mama em mulheres a partir dos 40 anos.
- Proteja-se contra IST’s e escolha o melhor método contraceptivo
A saúde sexual também é muito importante e precisa de atenção! Se proteja com uso de preservativos e opte por métodos contraceptivos ideais para o seu corpo e sua saúde, preferencialmente indicados pelo seu ginecologista.
Uma mulher forte é uma mulher saudável! Feliz Dia das Mulheres!
Para mais conteúdos, nos siga nas redes sociais!