Uma casa antes de ser bem decorada deve estar bem-organizada. De nada adianta pensar em ideias e conceitos para a sua casa se as coisas estão fora do lugar. Então que tal dedicar um tempo para colocar cada coisa em seu lugar? Assim facilita a pensar em que estilo de decoração adotar.
Cada cômodo deve ter um motivo para ter o aspecto de bagunça. E para cada tipo de desordem uma solução, ou até várias podem ser adotadas. Veja a seguir algumas ideias para ajudar você na arrumação. Então chega de preguiça e vamos a organização:
- Escolha um método de organização:
Sim, temos vários métodos de organização de casa. Um dos mais famosos é da Marie Kondo, para assinantes da Netflix, existe uma ótima série em que a personal organizer ajuda famílias a deixar os lares mais aconchegantes.
O método dela consiste em abraçar um item e se questionar “essa peça me traz felicidade?”. Se a resposta for não, então é hora de desapegar.
Parece uma ideia estranha, mas vale o exercício.
Em uma pesquisa rápida você consegue encontrar vários outros métodos.
- Defina o endereço de cada item:
Essa é uma famosa frase da personal organizer Cora Fernandes. Escolher um lugar para cada objeto nos força a deixar ele de volta assim que terminamos o seu uso.
- Avalie a sua rotina:
A organização da casa deve respeitar o dia a dia dos moradores. Cada cômodo deve ser adaptado para as necessidades e desejos de quem mais usa. Uma caneta não precisa ser guardada em armários no quarto se o seu uso é constante.
Tenha em mente que organização é praticidade, portanto saiba deixar os elementos mais utilizados próximos a você.
Uma casa bem-organizada gera uma mente mais limpa e descansada para pensar em outros assuntos da vida, como por exemplo, qual será a próxima decoração que você investirá em sua casa?