Blog

Declaração de Imposto de Renda, você está preparado?

A Declaração Anual do Imposto de Renda começa no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio, conforme informação da Receita Federal. Anote essas datas, pois o atraso da entrega gera multa.

Sabemos que muita gente deixa para o último dia, o que gera uma sobrecarga no sistema, sem falar dos erros cometidos por boa parte da população que não teve tempo hábil para pesquisar sobre a sua situação, e acredite, são várias situações que devemos levar em conta para a declaração do Imposto de Renda.

Algumas dicas para que quando o prazo comece a contar, você consiga realizar a declaração sem ter grandes problemas:

1 – Recibos e comprovantes médicos:

Todas as despesas médicas devem ser declaradas, tanto dos titulares quanto dos dependentes. Então separe já uma pasta com recibos e/ou comprovantes para já deixar tudo organizado. Caso não tenha, entre em contato com o profissional quanto antes para solicitar. Os gastos com saúde não apresentam limites para a dedução do Imposto de Renda.

2 – Pesquise com antecedência ambas modalidades de declaração:

O Programa da Receita Federal já informa, a partir dos seus dados, a modalidade de declaração mais vantajosa, se a Declaração Completa ou a Declaração Simplificada.

Especialistas recomendam que o ideal é preencher todos os dados para realizar a escolha, independente do que o programa sugerir.

3 – Organização Financeira é a base de uma boa declaração:

Organização financeira agiliza todo processo de declaração, saber de onde chegam seus rendimentos e os seus gastos agilizam no preenchimento do formulário. Para aprender mais sobre organização financeira fique ligado em nossas dicas que postamos em nosso Instagram, como, por exemplo, um post sobre 3 Dicas para o seu equilíbrio financeiro [O ano mal começou e despesas importantes como IPTU, IPVA e material escolar já têm data para vencer. Depois de pagar os boletos, nada… | Instagram].

4 – Aluguel:

Tanto para proprietário quanto locatário, ambos devem declarar, pois a Receita Federal cruza os dados. Ninguém quer ser pego pela malha fina, não é?

A propósito, o preço dos aluguéis no estado de Goiás tem apresentado uma boa elevação, isso por conta do desenvolvimento econômico do estado, acompanhado de uma alta taxa de empregabilidade. Você que quer fugir do aluguel ou busca um imóvel para investir, conheça o Residencial Encanto – com casas prontas para morar!

5 – Resgate a sua declaração do ano passado:

Para quem declarou o IR de 2023 basta acessar com os dados da declaração passada que o programa resgata a declaração anterior, dessa forma basta você apenas atualizar os dados.

Para clientes da Remo Incorporadora, o seu Informativo de valores pagos IRPF pode ser solicitado via nossa atendente virtual, a Bia.

Compartilhe

Aviso!

Estamos atualizando a nossa plataforma para trazer novas funcionalidades e deixar a sua experiência conosco ainda melhor.Retornamos em breve!

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades.

Seja um corretor parceiro